Como armazenar a ração depois de aberta?

A escolha do alimento correto é de extrema importância para garantir qualidade de vida e saúde a cães e gatos. Mas não devemos esquecer que, mesmo um bom produto, quando armazenado de maneira inadequada, pode levar à perda da qualidade nutricional. Portanto, é importante sempre seguir todas as recomendações do fabricante do alimento, expressas na sua embalagem.

Algumas dessas recomendações são:

  • Evite armazenar o alimento em locais com exposição ao calor e à luz do sol;
  • Não deixe o alimento em contato direto com o chão, para que não ocorra variações na sua temperatura, bem como sua umidificação;
  • A exposição ao ar pode levar à oxidação dos nutrientes e consequente perda de valor nutricional. Por isso, mantenha a embalagem sempre bem fechada;
  • Opte sempre pelo armazenamento em ambientes mais frescos e sem muita luminosidade.

Então, o que fazer após abrir o pacote de alimento para preservar a qualidade? É possível armazená-lo na própria embalagem, já que muitas empresas fazem o uso de “zíper”, impedindo a entrada de ar. No entanto, caso o produto escolhido não apresente esse sistema de proteção e conservação, o tutor pode comprar um acessório que ajude a lacrar o pacote.

Como armazenar a ração depois de aberta?

Outra opção é armazenar o alimento em um dispenser, que nada mais é do que um porta-ração, cujo tamanho é adequado para uma maior quantidade de alimento e que possui uma tampa mais segura. Caso o tutor opte por reaproveitar um pote ou dispenser que já tenha em casa, é válido se certificar de que o recipiente ficará bem fechado e protegido do excesso de luminosidade.

A vedação correta garante que o alimento não tenha perda de propriedades nutricionais e seja preservado seco, além de evitar a oxidação de nutrientes e o contato com agentes externos como bactérias, fungos e até mesmo ratos.

Vale lembrar que independentemente do tipo de armazenamento escolhido, por precaução, a embalagem original deve ser guardada, pois além de conter informações sobre os teores nutricionais, é nela que consta a data de validade do produto.

Autor: Rodrigo Fernando Gomes Olivindo

Autor: Rodrigo Fernando Gomes Olivindo

Back to top