Aos tutores dos nossos queridos peludos, fica a minha primeira pergunta: Vocês sabem a importância que a nutrição tem na vida do seu pet? Com certeza vocês já ouviram falar da importância da avaliação nutricional e de como a nutrição está diretamente relacionada à saúde e bem-estar dos nossos animais. E é partindo desta ideia que surge a minha segunda pergunta: Vocês sabiam que o exame de sangue também pode ajudar a avaliar como está a nutrição do seu pet?
Os exames laboratoriais são complementares à avaliação clínica, ou seja, eles auxiliam o médico veterinário na avaliação da saúde dos pets e, são úteis na elaboração de uma dieta individualizada para cada paciente. Por isso, ter em mãos ou solicitar os exames básicos de sangue (hemograma + bioquímico completo) e de urina (urinálise), é importante para a avaliação nutricional. É possível observar alterações no exame de sangue que podem estar relacionadas ao estado nutricional do animal. Neste exame, avalia-se a saúde geral do paciente, pode-se verificar se há presença de infecções, assim como alterações ocasionadas por algumas doenças, mas em que o animal ainda não apresenta sinais. Assim, podemos avaliar se há presença de anemia e desidratação, por exemplo, que podem estar relacionadas à má nutrição do pet. Além disso, quando o cão ou gato apresenta desnutrição proteica, pode ocorrer diminuição dos linfócitos, as células de defesa do organismo. Outro aspecto importante são as concentrações de proteínas totais e albumina no sangue, os quais são marcadores indiretos que podem auxiliar na avaliação do estado nutricional, pois em situações de desnutrição proteica, elas também podem estar diminuídas.
Por fim, com o exame de urina, podemos avaliar a densidade urinária, pH, presença de proteína, glicose, corpos cetônicos e sedimentos. Alguns destes parâmetros, como pH urinário, pode ter relação com o perfil de nutrientes da dieta e, isso pode influenciar no risco de formação de cálculos urinários. No entanto, vale enfatizar que para avaliar o pH urinário, o correto é fazer avaliação de amostra de urina produzida ao longo de 24 horas. Eu sei, não é fácil. Ainda mais quando não se entende muito bem sobre os exames e quando se tem dificuldade para entender o vocabulário médico. Mas, é sempre importante solicitar ao médico veterinário uma avaliação completa do status nutricional do seu pet, pois sabemos que a nutrição é a base para o bem-estar, longevidade e qualidade de vida dos nossos bichanos.