É consenso entre colegas veterinários e tutores que os cães e gatos idosos necessitam de cuidados personalizados. Esses incluem o atendimento do bem-estar e necessidades fisiológicas que podem aumentar a longevidade e qualidade de vida destes pets. Entre estes cuidados, a nutrição ideal, que leva em consideração a adequada ingestão de água para manter a hidratação, é de suma importância nessa fase de vida.
Para os cães e gatos idosos, acompanhar sempre o status nutricional, hábitos alimentares e a quantidade de água ingerida ao longo do dia é muito importante, pois nesta fase de vida, os cães e gatos ficam mais propensos à desidratação e menos sensíveis à percepção da sede, o que é muito prejudicial à saúde e, por isso, é necessário desenvolver estratégias para garantir e estimular a adequada ingestão hídrica.
Em primeiro lugar, para estimular a ingestão, tanto para cães como para gatos, é importante garantir que a água esteja sempre disponível, limpa e fresca e os potes de água distribuídos nos diversos ambientes da casa ou apartamento. Para garantir isso, também podemos acrescentar cubos de gelo para mantê-la mais fresca.
Para os cães, podemos fornecer frutas (ou suco da fruta) congeladas ou legumes cozidos como petisco, por exemplo chuchu, abobrinha, pepino. Eles adoram!
Já para os felinos, fontes automáticas de água corrente são essenciais nos ambientes, em função da preferência deles a essa forma de ingestão. A introdução de sachês, de forma controlada pelo médico veterinário, na dieta é uma ótima forma de fazer o gatinho ingerir mais água. É possível também fazer sorvetinhos de sachê congelado! Tudo para incentivar e aumentar a ingestão de água dos nossos pets.
A atividade física é muito importante, por isso, se você for caminhar com seu cãozinho idoso, recomendamos um tempo de caminhada reduzido, nos períodos mais frescos do dia e sempre acompanhado de uma garrafinha d’agua pet.
Por fim, tomem sempre cuidado com os dias quentes! Em dias com temperaturas mais elevadas, percebemos que nossos animaizinhos idosos podem ficar mais preguiçosos, ofegantes e não querer se alimentar muito bem, por isso é muito importante ficar atento a disponibilidade de água fresca e ambientes frescos.