Nos últimos anos, o óleo de coco tem ganhado popularidade tanto como ingrediente culinário quanto em outras áreas, como produtos de beleza, por exemplo. Devido à divulgação de uma série de benefícios à saúde humana, esse ingrediente ganhou uma fama de “milagreiro”. Com essa popularização, não é de se espantar que muitas pessoas queiram inclui-lo também na dieta de cães e gatos. Neste texto, vamos conversar sobre os aspectos desse óleo e como ele pode afetar a saúde dos nossos pets.
Em diversos locais da internet, você irá encontrar algumas listas de possíveis benefícios do óleo de coco. Entre as vantagens divulgadas, estão propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidantes e até de prevenção ao câncer ― no entanto, essas afirmações se baseiam em estudos focados na saúde humana!
Em cães e gatos, ainda faltam pesquisas para comprovar esses benefícios e estabelecer doses efetivas, porém como ponto positivo, os estudos que já foram feitos avaliando o uso do óleo de coco em pets, não apresentaram efeitos negativos ou toxicidade da utilização deste ingrediente para cães e gatos.
O óleo de coco possui uma boa concentração de triglicérides de cadeia média (ou TCM), que podem ter efeitos benéficos em alguns animais com problemas neurológicos, síndrome de má-absorção e má digestão. No entanto, vale lembrar que, para obter uma dose efetiva de TCM, seria necessária uma quantidade bem grande de óleo de coco e, assim como o azeite de oliva, também é importante lembrar que o óleo de coco é uma gordura e, como qualquer outra, tem uma alta quantidade de calorias e, por isso, seu uso exagerado pode predispor ao sobrepeso e à obesidade.
Sem dúvida, o óleo de coco é um ingrediente muito interessante e que merece mais atenção e estudos. Contudo, é importante levar em conta as evidências científicas e consultar profissionais especializados para avaliar os possíveis benefícios desse óleo para seu pet. Assim, é importante e necessário que o uso do óleo de coco seja orientado por um médico-veterinário nutrólogo, que irá instruir a correta administração e real funcionalidade na alimentação dos cães e gatos.