Com o avançar da idade, cães e gatos podem apresentar algumas alterações ósseas e articulares, resultando em dores intensas e desconfortos, algumas vezes não percebidos por seus tutores. Muitas das causas dessas afecções são traumas e quedas, ou mesmo fatores genéticos, inclusive pode ser congênito, onde o animal já nasce com a doença e ocorre o agravamento com o avançar da idade. Para prevenção dessas doenças, o uso de nutracêuticos tem sido amplamente utilizado na medicina veterinária, além de uma dieta convencional balanceada. Nutracêuticos podem ser compreendidos como produtos isolados de alimentos, geralmente vendidos sob formas medicinais, e que demonstram ter benefícios fisiológicos à saúde, como prevenção e tratamento de doenças ortopédicas.
Atualmente, os nutracêuticos mais amplamente empregados na clínica de pequenos animais para auxiliar na terapia de doenças articulares são os condroprotetores, como sulfato de condroitina e a glicosamina, os quais retardam ou diminuem a progressão degenerativa das articulações, através de propriedades anti-inflamatórias, antiartríticas e de reparação da cartilagem. Outro nutracêutico conhecido é a curcumina, proveniente de uma planta denominada cúrcuma, a qual possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias já comprovadas por estudos científicos e, é sugerida como uma alternativa mais segura para o uso em longo prazo. A curcumina também atua como antioxidante, condroprotetor e aumenta a síntese de colágeno tipo II, o qual é o principal componente do colágeno da cartilagem hialina das articulações e é empregado também como um nutracêutico para controle da dor, claudicação e degeneração articular.
A membrana sinovial, outra estrutura presente nas articulações, pode ser beneficiada com o ácido hialurônico, o qual demonstrou ter efeito na redução da dor e claudicação, além de proteção à cartilagem. Além disso, os ácidos graxos polinsaturados da família ômega-3, mais precisamente o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), ambos encontrados em altas concentrações no óleo de peixe, são nutracêuticos que aumentam a síntese de colágeno e reduzem a autofagia (autodestruição) dos condrócitos, células da articulação. Ademais, eles atuam na redução do processo inflamatório, que está associado a situações de osteoartrite, portanto auxiliam na redução da dor.
Os nutracêuticos têm auxiliado outras modalidades de tratamento devido à sua eficácia e segurança, além de melhorarem a qualidade de vida dos animais e promoverem maior longevidade. Para mais orientações, procure sempre um especialista em nutrição e nutrologia de cães e gatos.