Cada etapa da vida de um gato demanda cuidados específicos para garantir a sua saúde e bem-estar. Na fase idosa, o tutor deve estar atento a alguns sinais comuns que podem ser observados em muitos felinos.
Com a expectativa de vida dos felinos cada vez maior, alguns especialistas apontam que a partir dos 7 anos de idade um gato passa a ser um adulto maduro e somente após os 10 anos é que é considerado idoso. No entanto, outros fatores associados a um gato sênior ou idoso são a perda de peso, perda de massa muscular e, muitas vezes, as mudanças no comportamento.
As alterações comportamentais são muito comuns e podem ser observadas pelas mudanças na vocalização e nos ciclos de sono e maior propensão para vagar pela casa. A diminuição da interação com o tutor também é um sinal de distúrbio cognitivo, por isso a nutrição ótima e a estimulação mental são muito importantes em todas as fases da vida.
Outra mudança de comportamento a ser observada é a falta de apetite, que pode ocorrer pela diminuição do olfato, paladar e audição, o que impacta de forma direta a procura pelo alimento. O gato idoso também pode começar a urinar ou defecar em locais não habituais e, até mesmo, em uma frequência incomum, resultando em alterações urinárias.
Como mudança física mais visível, há a alteração da cor da pelagem, que se torna mais acinzentada e esbranquiçada. A qualidade dos pelos pode parecer inferior e opaca, já que não há a mesma frequência de limpeza pelo animal. As articulações também tendem ao desgaste, causando dor e inflamação, e assim os gatos reduzem ainda mais a sua mobilidade, especialmente quando já apresentam osteoartrite.
De forma geral, os felinos tendem a uma manifestação tardia dos sinais de doenças, característica que dificulta o diagnóstico precoce de doenças crônicas. Portanto, esses são alguns exemplos de alterações comuns a serem observadas em felinos que iniciaram o processo de envelhecimento. Os tutores devem estar sempre atentos, pois essas manifestações podem indicar uma possível doença crônica ainda oculta.