Todo tutor deseja que seu pet tenha melhor qualidade de vida e maior longevidade possível e o médico veterinário tem papel fundamental nesse processo, inclusive os especialistas em nutrição ou nutrologia. É bem conhecida a importância da nutrição na saúde dos pets e ela não se limita apenas ao fornecimento de energia e nutrientes essenciais, pois existem alimentos que fornecem, além desses componentes indispensáveis, outros compostos que podem proporcionar uma série de benefícios à saúde, conhecidos como alimentos funcionais.
Os alimentos funcionais apresentam componentes denominados nutracêuticos, que podem ser nutrientes ou não e que desempenham funções biológicas específicas no organismo, importantes para otimizar a saúde e prevenir ou retardar o desenvolvimento de doenças crônicas, bem como para otimizar o quadro clínico de animais que já foram diagnosticados com as mesmas. Assim sendo, os alimentos funcionais podem apresentar nutracêuticos, tais como prebióticos, ácidos graxos polinsaturados da família ômega-3, dentre outros.
Os prebióticos podem ser considerados fibras ou amido resistente, que não são digeridos pelas enzimas do sistema digestivo e atuam como substrato para o crescimento de bactérias benéficas, através de fermentação, o que torna o ambiente intestinal desfavorável ao crescimento de bactérias patogênicas, além de diversos outros benefícios. São exemplos de alimentos funcionais ricos em prebióticos: leveduras, aveia, polpa de beterraba, polpa de maçã, polpa cítrica, etc.
Peixes de águas frias profundas, como salmão, sardinha e atum, bem como algumas algas marinhas, são ótimas fontes de ácidos graxos polinsaturados da família ômega-3, os quais podem auxiliar na prevenção e tratamento de diversas desordens, como cardiopatias, nefropatias, distúrbios cognitivos, câncer, osteoartrites, alterações de pele, hiperlipidemia, dentre outras.
É importante destacar que, antes de adicionar qualquer alimento à dieta do seu pet, é necessário levá-lo a um médico veterinário nutrólogo para que ele possa ser devidamente avaliado, bem como para que seja calculada a quantidade correta do alimento em questão.