É muito comum que os tutores de cães relatem que seus pets comem grama. E aí, surge aquela dúvida: isso é normal? Faz mal?
Em geral, a grama “normal” não possui nenhum tipo de substância que possa envenenar seu cão. No entanto, é importante se atentar, pois existem plantas tóxicas que podem fazer muito mal ao seu amigo; dessa forma, procure evitar que ele tenha acesso a plantas desconhecidas, e certifique-se que as plantas de casa não sejam tóxicas.
O comportamento de “comer grama” está presente em muitos animais (inclusive nos lobos, “primos selvagens” dos nossos cães), e não costuma ser um problema. Este ato pode estar relacionado ao entretenimento ou simplesmente a uma preferência pelo sabor de alguma planta. A grama também é rica em fibras, o que ajuda no trânsito intestinal, e talvez possa explicar esse hábito. Portanto, o ato de comer grama pode ser normal e comum para a espécie.
Em geral, a ingestão de grama não está ligada a doenças, como problemas no intestino ou vermes. Porém, fique atento: caso este hábito venha acompanhado de vômitos, apatia (quando o animal fica “mais quieto”), perda de apetite, dor, ou problemas nas fezes, procure um médico-veterinário para investigar. Também é recomendável oferecer outras formas de entretenimento ao seu animal, como passeios, brinquedos e diversos tipos de enriquecimento ambiental, para que ele tenha outras opções para gastar seu tempo. Fique atento!
Artigos relacionados
Intoxicação por lírios em gatos
Plantas medicinais fazem bem para o pet?
Microbiota: um mundo dentro do seu pet