Dar medicamentos para o seu cãozinho pode ser uma tarefa delicada, mas pode ser essencial para a saúde em alguns momentos. Lembre-se de que, antes de fornecer qualquer medicação, consulte um veterinário para que ele possa prescrever a dosagem correta e fornecer instruções específicas.
Os medicamentos para cães estão disponíveis em diferentes formas, como comprimidos ou líquidos e alguns cães podem resistir a tomar medicamentos, especialmente comprimidos.
Se o remédio que precisar dar ao seu cãozinho for um comprimido, segure-o entre o polegar e o indicador e coloque-o na parte de trás da boca do cão, no meio da língua, evitando o início ou laterais da língua, pois o cão pode cuspir. Feche a boca do pet e gentilmente massageie a garganta para estimulá-lo a engolir. Se for um líquido, use uma seringa sem agulha e coloque na boca pelas laterais. Você pode inserir a seringa em um espaço entre dentes que você encontra na lateral da boca (Figura 1) ou até mesmo no fundo da bochecha.
Em último caso, você pode fornecer o comprimido misturado com petiscos. No entanto, converse com o veterinário antes de optar por esse método pois alguns alimentos podem interferir no resultado ou cortar o efeito da medicação! O importante nesse caso é: não deixe ele perceber o medicamento pois, caso ele perceba, ele pode começar a rejeitar a comida e sempre desconfiar de você quando der esse petisco para ele.
Uma boa técnica para que ele não perceba é pegar vários pedaços do mesmo petisco, sendo um deles com o remédio. Então você fornece dois ou três pedaços sem comprimido, depois o pedaço com o medicamento e em seguida já outro sem nada para que ele engula! Rápido! Assim ele nem vai perceber o medicamento lá pois ele não sabe em qual pedaço está o medicamento e ele está feliz por receber vários pedaços pequenininhos!
No caso de muitos medicamentos, você pode conversar com seu veterinário para juntar todos em única cápsula na farmácia de manipulação, por exemplo.
Converse com o seu veterinário sobre a melhor opção e boa sorte!