Aqui no blog, já falamos sobre frutas na alimentação de cães e gatos: tanto das frutas que podem ser usadas como petiscos quanto daquelas que são tóxicas para nossos amigos peludos. Entretanto, quando falamos de frutas como petiscos, uma dúvida que pode aparecer é sobre a frequência de oferecimento. Ou seja: posso dar frutas todos os dias? É melhor intercalar ou variar os petiscos?
Vale a pena reiterar que os petiscos devem ser oferecidos com moderação para evitar problemas como obesidade, sobrepeso e desbalanço nutricional. A recomendação é que as calorias fornecidas por petiscos não ultrapassem 10% da necessidade energética do animal. Isso vale para quaisquer petiscos, sejam eles frutas, vegetais, carnes, biscoitos comerciais ou outros alimentos.
Assim, a resposta é sim! É possível oferecer frutas todos os dias para nossos pets, desde que esse fornecimento seja feito com consciência.

É necessário atentar-se às quantidades, que devem ser calculadas por um médico-veterinário para evitar problemas e excessos. Caso mais de uma fruta seja oferecida, é importante que essas quantidades sejam calculadas individualmente, pois as calorias variam bastante — a banana-nanica, por exemplo, contém 92 kcal a cada 100 gramas, enquanto a melancia possui apenas 33 kcal para a mesma quantidade.
Além disso, especialmente se a ideia é variar as opções, é necessário estar atento para frutas tóxicas como uvas, abacate e açaí, ou frutas que possam causar desconforto quando consumidas em excesso, como limão.
Para animais com algumas doenças, como diabetes, as frutas não são proibidas, mas é necessário tomar ainda mais cuidado com o seu oferecimento, que só deve ocorrer sob orientação de um médico-veterinário e dentro da quantidade calculada.
Por fim, vale lembrar que a base da alimentação do animal deve ser sempre uma dieta completa e balanceada para suas necessidades, seja ela comercial (ração ou sachê) ou caseira (formulada por um zootecnista ou médico-veterinário especializado). Em caso de dúvidas, consulte um médico-veterinário de confiança!