O extrato de malte é um derivado de grãos de cevada, que pode ser comercializado tanto em pó, quanto na forma de xarope. Ele é obtido através do cozimento dos grãos malteados, os quais se formam a partir da porção solúvel dos mesmos e, contém aminoácidos e carboidratos, como glicose, maltose, sacarose e frutose.
Esse extrato contém compostos bioativos, como beta-glucanos e oligossacarídeos, que apresentam efeitos moduladores na população microbiana presente no trato gastrointestinal, ou seja, promovem resultados benéficos ao animal, pois a saúde intestinal reflete na saúde de todo o organismo. Além disso, é conhecido que os beta-glucanos desempenham efeitos positivos nas funções do sistema imune, inclusive já foi demonstrado melhora da resposta vacinal em cães após o consumo de alimentos com suplementação desses compostos. Mas os benefícios não param por aí, o extrato de malte também pode conferir propriedades antioxidantes e melhora da palatabilidade dos alimentos. Ademais, para felinos, o malte pode auxiliar na eliminação de bolas de pelo presentes no trato gastrointestinal, visto que os gatos possuem o costume de se limpar através da lambedura, o que resulta na ingestão de pelo.
Diante do exposto, o malte se torna uma opção interessante em razão dos seus amplos benefícios e, sua aplicabilidade pode ser explorada de acordo com as suas diferentes variedades. Para mais orientações, procure sempre um especialista em nutrição de cães e gatos.