Ingredientes funcionais são aqueles que promovem benefícios à saúde do animal, além de fornecer nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, água, proteína, carboidrato e gordura. Mas será que esses alimentos realmente fornecem benefícios aos nossos cães e gatos? É o que iremos abordar nesse artigo!
Os efeitos dos ingredientes funcionais têm sido investigados em estudos com pets, a fim de compreender o seu metabolismo, bem como a otimização da saúde dos animais de estimação. Dentre os ingredientes funcionais, podemos incluir: frutas, cereais integrais, colágeno, coenzima Q10, ácidos graxos, fibras fermentáveis, polifosfatos, extrato de Yucca, zeólitas dentre outros. Respondendo à pergunta….SIM!!!! vários efeitos biológicos importantes
podem ser proporcionados pelos diferentes ingredientes funcionais existentes, como aumento da saciedade, controle das concentrações de glicose e insulina no sangue, redução do odor e melhora da consistência das fezes, modulação da microbiota intestinal, prevenção de cálculos dentários e doença periodontal, estímulo positivo do sistema imunológico, redução da frequência de formação de bolas de pelos em gatos etc.
Dentre os ingredientes funcionais mais utilizados pela indústria, destacam-se a parede celular de levedura, que melhora a palatabilidade dos alimentos e contém prebióticos, os quais podem resultar em benefícios ao hospedeiro por estimularem de forma seletiva o crescimento e a atividade de um grupo ou mais de bactérias intestinais benéficas, além de promoverem estímulos positivos ao sistema imunológico. Dentre os prebióticos presentes na parede celular de levedura, podemos destacar os frutoligossacarídeos, geralmente colocados na lista dos ingredientes nos rótulos dos alimentos comerciais como “FOS”; mananoligossacarídeos, também conhecidos como “MOS” e beta-glucanos. Também existem ingredientes funcionais que previnem a formação de cálculo dentário, o famoso tártaro, que nada mais é que a placa bacteriana mineralizada. O mais utilizado é o hexametafosfato de sódio, que se liga ao cálcio presente na saliva e assim, pode prevenir que a placa bacteriana seja mineralizada.
Outros exemplos de ingredientes funcionais são aqueles utilizados para redução do odor fecal, bem como para melhorar a consistência das fezes. Dentre eles, existe o extrato da planta Yucca Schidigera, que apresenta substâncias denominadas saponinas, as quais reduzem as concentrações de amônia nas fezes, substância responsável pelo mal odor. Além disso, pertencem à essa classe de ingredientes funcionais as argilas zeólitas e bentonitas, as quais possuem capacidade de absorver gases e água, o que torna as fezes mais firmes.
Vários alimentos comerciais destinados a cães e gatos possuem ingredientes funcionais na sua composição. Porém, sabe-se que o teor de inclusão varia de acordo com a qualidade nutricional do alimento, ou seja, alimentos pertencentes a segmentos superiores, como premium especial e super premium, podem apresentar maior inclusão desses ingredientes, bem como fazerem uso de maior variedade para otimizarem diferentes funções.