O nome “doença do trato inferior felino” (DTUIF) é dado a qualquer distúrbio que afete a vesícula (bexiga) urinária ou uretra de gatos. Ela pode ser causada devido a presença de urólitos (“pedras”), cristais, infecções bacterianas, tampões uretrais (uma estrutura que pode se formar e obstruir a uretra, que é o “tubo” que leva a urina da bexiga até o exterior do corpo), ou quando não se sabe a causa das alterações ― nesse caso, chamamos de cistite idiopática.
A nutrição pode ajudar os pacientes afetados com DTUIF principalmente quando se tem presença de urólitos e cristais na vesícula urinária. Nesses casos, o primeiro objetivo é aumentar a ingestão de água, e os alimentos úmidos (como os sachês) são grandes aliados nessa busca, por conterem até 8 vezes mais água que os alimentos secos (como no caso das rações).
Mas por que consumir mais água pode ajudar nesses casos? Pense comigo em um copo de água no qual você coloca muitas colheres de sal: depois de muitas colheres de sal, a água do copo já não consegue dissolver todo o sal adicionado, o que faz com que ele forme “cristais” na água. O mesmo ocorre na urina, que contém muitos sais e outras substâncias. Quando a quantidade de água eliminada pela urina não é suficiente para dissolver as substâncias, elas também formam cristais, o que leva à irritação da parede da bexiga. Esses cristais podem se aglomerar e formar uma ou mais “pedras”, os chamados urólitos ou cálculos vesicais. Tudo isso pode causar inflamação e/ou infecção da bexiga e levar a sinais de DTUIF.
Além do alimento úmido, é importante deixar diversas fontes de água disponíveis para o seu gato. O ideal é que haja um pote ou fonte de água em cada ambiente da casa que o gato tenha acesso, para que ele “lembre” de beber água, o que induz uma maior ingestão hídrica.
Alguns urólitos podem ser dissolvidos quando mexemos no pH (acidez) da urina. Nos casos em que há suspeita de que um urólito é dissolvível, além do manejo de água, é possível (e necessário) utilizar alimentos adequados para tentar dissolver essas “pedras”. Hoje em dia, esse tipo de alimento é muito comum no mercado e atua na dissolução dos cálculos por meio da acidificação da urina, controle do pH e redução da concentração de substâncias que podem ocasionar a DTUIF. Após a dissolução, também já existem alimentos no mercado para prevenir a formação de novos cálculos.
É muito importante procurar o médico-veterinário, além de realizar os exames e tratamentos prescritos, para resolver os quadros de DTUIF.
Dru Forrester, S., & Roudebush, P. (2007). Evidence-Based Management of Feline Lower Urinary Tract Disease. Veterinary Clinics of North America – Small Animal Practice, 37(3), 533–558. https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2007.01.009
Forrester, S. D., & Towell, T. L. (2015). Feline Idiopathic Cystitis. Veterinary Clinics of North America – Small Animal Practice, 45(4), 783–806. https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2015.02.007
Naarden, B., & Corbee, R. J. (2020). The effect of a therapeutic urinary stress diet on the short-term recurrence of feline idiopathic cystitis. Veterinary Medicine and Science, 6(1), 32–38. https://doi.org/10.1002/vms3.197