Hoje em dia, existem cães e gatos de diversas raças e portes, com “formatos” de corpo diferentes. Assim, ficaria muito difícil utilizar apenas o peso para avaliar se o animal está em boas condições. Afinal, o peso ideal para um labrador é bem diferente do peso ideal para um poodle. Então, para avaliar o status nutricional de um animal, os médicos-veterinários e zootecnistas utilizam outras técnicas: os chamados escores corporais. É interessante que os tutores também tenham conhecimento dessas ferramentas, embora a medição definitiva deva ser realizada por um profissional. Os dois escores mais comumente usados são o escore de condição corporal (ECC) e o escore de massa muscular (EMM).
O sistema de escore de condição corporal mais utilizado é o de 9 pontos, sendo o 4 e 5 considerados uma condição corporal ideal para cães e o 5, ideal para gatos. O ECC tem como objetivo avaliar a proporção de gordura corporal do animal, por meio de uma avaliação visual e tátil, em que se realiza a observação e a palpação dos depósitos de gordura nas costelas, na cintura, no abdômen, na região lombar e no pescoço. Essa avaliação é muito importante para definir se o pet está acima, abaixo ou no peso ideal e, portanto, determinar o melhor manejo dietético para o paciente. Hoje em dia, o maior foco de atenção dos veterinários está nos animais em sobrepeso ou obesidade, uma vez que a incidência destes problemas está se tornando cada vez mais comum e podem predispor o animal a várias outras doenças.
Escore de Condição Corporal de Cão
Escore de Condição Corporal de Gato
O escore de massa muscular, como o próprio nome já indica, avalia a quantidade de músculo (massa magra) do animal. É um sistema de 4 pontos (indo de 0 a 3, sendo o 3 o ideal para cães e gatos). O EMM é determinado pelo exame visual e palpação de ossos temporais, escápulas, vértebras lombares e ossos pélvicos, locais onde é mais fácil observar e sentir a musculatura. A determinação do EMM é de extrema importância, pois a perda muscular é um sinal que aparece na maioria das doenças crônicas e agudas que acometem cães e gatos, servindo como um alerta para o médico veterinário. Nesse escore, qualquer nota abaixo de 3 (máximo) indica alguma perda muscular, de leve a severa.
Escore de Massa Muscular de Cão e Gato
Os escores corporais são métodos fáceis e práticos para avaliar a condição corporal de cães e gatos, e são de extrema importância para aferir o estado nutricional e estado geral do animal, além de guiar a dieta que será prescrita pelo médico-veterinário. Idealmente, a avaliação desses escores deve ser feita em todas as consultas veterinárias, e durante todas as fases da vida. Ainda, uma alteração do estado nutricional pode ligar o alerta para que o médico-veterinário comece a investigar possíveis problemas de saúde que podem estar acometendo o pet. Já para o tutor, é interessante saber da existência dessa ferramenta e compreender como ela é aplicada. Vale lembrar que, caso você perceba qualquer alteração no peso ou condição corporal do seu animal, é importante procurar um médico-veterinário o quanto antes.
Referências
FREEMAN, L.; BECVAROVA, I.; CAVE, N.; MACKAY, C.; NGUYEN, P.; RAMA, B.; TAKASHIMA, G.; TIFFIN, R.; VAN BEUKELEN, P.; YATHIRAJ, S. WSAVA Nutritional Assessment Guidelines. Journal of Feline Medicine and Surgery, v. 13, n. 7, p. 516–525, 1 jul. 2011. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1016/j.jfms.2011.05.009>.