Você já escutou “roncos” vindos da barriga do seu pet? Embora, popularmente, sejam associados à fome, esses sons são, na verdade, conhecidos cientificamente como borborigmos, e estão relacionados à presença de gases intestinais, ou seja, à flatulência.
O que é flatulência?
Flatulência é um processo natural que acontece no organismo dos animais, assim como nos humanos. Ela acontece quando os alimentos são digeridos e fermentados no intestino, produzindo gases, uma etapa fundamental no processo de digestão.
Embora seja normal, a flatulência em excesso pode indicar problemas gastrointestinais, nos quais há aumento da produção de gases. Nesses casos ela merece um pouco mais de atenção, uma vez que o animal pode sentir desconforto abdominal, redução de apetite e prostração.
Quais são as causas?
Um dos motivos mais frequentes para cães e gatos terem flatulência é a dieta. Isso pode acontecer por uma mudança repentina na alimentação, pelo consumo de alimentos inadequados ou, ainda, por rações de baixa digestibilidade.

Quando o alimento de um cão ou gato é trocado de forma repentina, a microbiota intestinal não tem tempo para se adaptar à nova composição de nutrientes, o que pode prejudicar a digestão dos novos ingredientes e causar desconfortos como a flatulência. Por isso, fazer a troca de forma gradual é o mais recomendado para evitar os desconfortos gástricos que o animal pode sofrer.
Cães e gatos podem ter reações adversas a alguns alimentos. Um exemplo bem comum é a intolerância à lactose. Isso acontece porque, quando adultos, esses animais não produzem a enzima lactase, que é responsável por digerir a lactose (o açúcar do leite). Por isso, oferecer produtos lácteos pode causar desconfortos, como gases e flatulência. Além disso, alguns animais podem ser mais sensíveis a certos alimentos, como as frutas cítricas. Elas até podem ser oferecidas, mas, se oferecidas em grandes quantidades, podem causar desconforto, por causa da acidez elevada.
Rações de baixa digestibilidade também podem contribuir para a flatulência, pois, nesses casos, ocorre aumento na fermentação intestinal e, consequentemente, maior quantidade de gases. Em geral, rações de melhor qualidade (como premium e super premium) apresentam maior digestibilidade, e podem evitar esses problemas.
Flatulência excessiva: o que fazer?
Além das causas relacionadas à alimentação, as flatulências também podem ser provocadas por parasitas, ingestão excessiva de ar (o que acontece quando o pet come muito rápido) e outros distúrbios gastrointestinais. Por isso, é sempre importante consultar um médico-veterinário para identificar a causa exata e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir tratamento de doenças e parasitoses, além do ajuste na dieta.
Referências
Afonso, Marcos Vinícius Ramos A257t Trocas de ração seca de diferentes segmentos comerciais para cães adultos [manuscrito] / Marcos Vinícius Ramos Afonso. – 2019.
Flatulence in Dogs. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/flatulence-in-dogs>.
JERICÓ, M. M.; KOGIKA, M. M.; DE ANDRADE NETO, J. P. Tratado de medicina interna de cães e gatos. [s.l.] Editora Guanabara Koogan Ltda, 2014.