Seu animal está mais magro do que deveria? Neste texto, vamos comentar sobre o que fazer para que ele volte a uma condição corporal saudável ― nem gordo, nem magro demais!
O primeiro passo é levar seu pet a um médico-veterinário para investigar a causa da perda de peso, que nem sempre está relacionada à alimentação e pode ser sinal de diversas doenças, como infecções e condições crônicas. Isso requer exames físicos, clínicos e laboratoriais. Além disso, o veterinário confirmará se o animal realmente está abaixo do peso e se o problema é falta de gordura, músculo ou ambos.
Após o diagnóstico, é necessário avaliar a dieta do seu pet e verificar se ele realmente está recebendo todos os nutrientes necessários. Muitas vezes, a perda de peso está relacionada a uma dieta desbalanceada, em que falta nutrientes. Nesse caso, é importante consultar um veterinário ou zootecnista especializado em nutrição para calcular a quantidade ideal de alimento diário ou formular uma dieta caseira completa e balanceada, com a suplementação adequada.
É importante ressaltar que, especialmente para animais com perda de peso severa, a quantidade indicada no pacote de ração pode não ser suficiente. Além disso, não é recomendado tentar engordar o animal “por conta própria”, pois isso pode resultar em sobrepeso e obesidade ― é importante que um profissional capacitado realize o cálculo de um programa de ganho de peso apropriado, através da avaliação do escore de condição corporal do seu pet, considerando a idade, fase, condições e necessidades específicas do seu pet.
Além disso, mesmo para animais abaixo do peso, é importante moderar a quantidade de petiscos, que devem corresponder a apenas 10% da necessidade energética diária do animal. Os petiscos não são alimentos completos e em excesso podem interferir na ingestão da ração ou levar a problemas de peso, e com isso, levar a doenças.
Após alcançar o peso ideal, continue o acompanhamento com um médico-veterinário para manter a saúde do seu pet e, se necessário, realizar alterações na dieta. A alimentação do seu pet é mais um passo para proporcionar a ele o melhor cuidado!