A busca por alimentos úmidos, principalmente por tutores de gatos, tem aumentado muito nos últimos tempos. É importante que isso aconteça, pensando que os gatos descendem de felinos selvagens do deserto, que tinham pouco acesso a fontes de água. Para compensar este fato, eles acabaram por desenvolver uma maior capacidade de concentrar a urina, podendo ser algo muito perigoso para os nossos pets atualmente.
Por todo esse histórico, os gatos costumam ser considerados “maus bebedores”, pois, muitas vezes, bebem pouca água ao longo do dia. Porém, vale ressaltar que, apesar dessa aparente “falta de sede”, eles precisam da água tanto quanto os cães para seu equilíbrio vital. A baixa ingestão hídrica (“beber água”) aumenta o risco dos gatos desenvolverem problemas urinários, como cálculos e alterações na bexiga. Por este motivo, é importante estimular a ingestão de água!
O alimento úmido é uma ferramenta muito eficaz para atingir este objetivo, pois costuma ser muito saboroso e atraente para muitos gatinhos, e, como o próprio nome já sugere, contém bastante água. Além desses benefícios, os alimentos úmidos podem ainda auxiliar em programas de emagrecimento, por possuírem menos calorias (em relação ao volume ingerido) do que os alimentos secos, e ajudar a aumentar o consumo de alimentos em gatos com apetite seletivo.
É importante destacarmos que nem todo alimento úmido é igual! Alguns úmidos são classificados como petiscos, ou seja, não oferecem todos os nutrientes necessários para o pet. Há também os alimentos úmidos que são completos e balanceados, ou seja, que fornecem todos os nutrientes para a perfeita manutenção da saúde do seu gato. A forma de uso varia de acordo com o tipo de alimento e até a preferência do seu pet. O aspecto econômico também precisa ser levado em conta, afinal, o alimento úmido costuma ter um valor um pouco superior ao alimento seco.
A quantidade de alimento úmido depende de fatores, como: peso, idade, nível de atividade, condições ambientais, custo, fase de vida, e a composição do alimento escolhido. Não existe problema em oferecer somente alimentos úmidos para seu pet, desde que eles sejam completos e balanceados.
Mas, atenção! Não é recomendado deixar esses alimentos expostos ao ambiente por longos períodos, para que não estraguem. Dessa forma, a quantidade deve ser ajustada e dividida em porções ao longo do dia.
O alimento úmido, assim como qualquer outro, deve ser adequado a cada gatinho, para evitar desequilíbrios na dieta, que podem levar a alterações em peso e outros distúrbios. Para isso, consulte sempre o seu médico-veterinário.