A nutrologia surgiu há mais de 30 anos na medicina humana, mas ganhou notoriedade somente na última década, por conta da busca crescente por qualidade de vida e longevidade, se estendendo também para os pets, que hoje, são considerados membros da família.
Ela é a especialidade médica onde o médico-veterinário tem uma pós-graduação em nutrição e o foco são os nutrientes dos alimentos e suas funções no corpo. Portanto, tem como principal função fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento principal ou coadjuvante (quando é necessário o tratamento com remédios também) de todas as doenças, afinal, todo mundo come!
Um nutrólogo avalia como os nutrientes podem ajudar ou atrapalhar a saúde do animal, corrige hábitos alimentares, ajuda nos casos daqueles pacientes que não querem comer, proporciona soluções para aqueles que possuem alergias e/ou intolerâncias e promove programas de ganho de peso ou emagrecimento.
O nutrólogo também pode trabalhar dentro de internações veterinárias junto com os médicos-veterinários intensivistas. Ajudando-os traçar o melhor plano para que o paciente internado não perca peso e musculatura em excesso durante o período em que está internado, pensando que, a maioria das doenças crônicas (de duração longa) e agudas (de aparecimento e duração curta) que necessitam de internação, causam essas perdas, e isso é diretamente relacionado à sobrevivência.
A partir dessa conversa, o nutrólogo pode conseguir identificar não somente o que o animal deve comer, mas também quando, quanto e por onde ele deve começar a receber alimento. Esse profissional pode sugerir trocas, retiradas e inclusão de medicações para estimular a digestão, e pode solicitar exames para entender o porquê de algum tratamento estar refratário (quando o tratamento não funciona), o que é o caso de muitas deficiências nutricionais.
O nutrólogo também cuida de pacientes saudáveis, para garantir que eles recebam tudo que precisam e tenham uma vida cada vez mais longeva, tendo, inclusive, bom desempenho esportivo, no caso daqueles praticam atividades físicas mais extensas.
O nutrólogo pode trabalhar em conjunto com outros profissionais de saúde, como nutricionistas (os zootecnistas), endocrinologistas (cuidam das doenças hormonais), nefrologistas (que cuidam dos rins), entre outros. Para encontrar um nutrólogo, peça uma indicação e encaminhamento do seu veterinário de confiança!