Muitas vezes nos deparamos com o desinteresse do pet pelo alimento que oferecemos. E uma pergunta é inevitável: será que pelo fato de receber o mesmo alimento há tanto tempo ele enjoou? A resposta é: não!
A diminuição ou ausência de ingestão alimentar em cães pode ter várias causas, como estresse, presença de doenças, alteração ambiental e da rotina, introdução de um novo animal no ambiente ou alteração na composição do alimento.
Os cães não enjoam de algum alimento como acontece com os seres humanos. No entanto, o desinteresse pode ser um sinal de que ele não está tão bem como deveria. Por isso, é muito importante estar sempre atento à quantidade de alimento ingerida pelo pet todos os dias.
Quando o pet se recusa a comer, é comum que os tutores mudem o tipo de alimento sem a recomendação de um profissional e adiem a consulta no médico-veterinário, o que pode ser muito prejudicial ao animal.
Sempre que você se deparar com um caso de baixa ingestão alimentar, primeiro leve o cão até o médico-veterinário para a realização de um check up. Caso não sejam detectadas alterações, ele poderá investigar outras causas e até avaliar a possibilidade de uma consulta com um profissional da área de comportamento animal.
O importante é sempre investigar o que está causando a redução no consumo de alimento antes de fazer qualquer alteração no cardápio!