A doença renal crônica é um distúrbio frequente em cães e (principalmente) gatos. Ela requer cuidados específicos que incluem medicamentos de suporte, suplementos e o uso de dietas coadjuvantes para problemas renais. Além disso, os alimentos úmidos podem ser aliados interessantes para esses animais — desde que sejam usados corretamente.
Uma das principais preocupações para pacientes com doença renal é manter a hidratação. Embora pets com alterações renais costumem beber muita água, eles também têm aumento do volume de urina e, por isso, muitas vezes estão desidratados. Os alimentos úmidos, por apresentarem alta quantidade de água, podem ajudar a promover a hidratação.

Além disso, os alimentos úmidos também podem ser mais palatáveis (“atrativos”) para alguns animais. Pets com doença renal muitas vezes apresentam apetite seletivo diminuído e o uso de alimentos úmidos pode ajudar a aumentar a ingestão e evitar problemas como perda de peso e interrupção da alimentação.
Agora que já mostramos os benefícios dos alimentos úmidos para a doença renal, devemos responder uma outra pergunta: o alimento úmido precisa ser renal?
A resposta é: depende!
O alimento ideal para cães e gatos com alterações renais depende do estágio da doença e de alguns exames laboratoriais. Em geral, especialmente para estágios mais avançados, utiliza-se alimentos renais, que apresentam restrição ou redução de nutrientes como proteínas e fósforo. Há alimentos renais secos e úmidos, que podem ser usados de forma exclusiva ou em conjunto, de acordo com a recomendação do médico-veterinário.
Para pets com indicação de uso de dieta coadjuvante renal, caso a alimentação seja exclusivamente úmida, é importante utilizar um alimento úmido renal, que apresentará as características necessárias para o manejo da doença.
No entanto, se a dieta úmida é usada apenas como petisco (e o pet já consome uma dieta seca renal como principal alimento), podem ser oferecidos outros alimentos úmidos, desde que calculados, recomendados e monitorados por médicos-veterinários especializados em nutrologia e nefrologia (o estudo e cuidado dos rins).