Sabemos que a obesidade em cães e gatos tem se tornado um problema cada vez mais frequente. Além do excesso de peso, trata-se de uma doença inflamatória crônica de baixo grau que pode predispor a diversos problemas de saúde. Por isso, é de extrema importância que o animal realize um programa de perda de peso com um profissional capacitado. Para esse processo de emagrecimento, algumas suplementações podem ser benéficas.
Para um programa de perda de peso, é necessário que o animal gaste mais calorias do que consome para estimular a “queima” de gordura. Para que isso ocorra com segurança, não deve ocorrer restrição dos nutrientes essenciais aos pets, como proteínas, vitaminas, minerais e até mesmo algumas gorduras. Portanto, caso a restrição de calorias cause redução importante de algum nutriente, é preciso que este nutriente seja suplementado para evitar deficiências.
Como citado anteriormente, sabe-se que a obesidade atua como uma doença inflamatória crônica de baixo grau devido a produção de diversas substâncias inflamatórias pelo tecido adiposo (gordura corporal). Por isso, a suplementação de ômega-3 pode trazer diversos benefícios ao paciente obeso, pois possui ação de modulação inflamatória a longo prazo, que auxilia a reduzir diversos efeitos negativos provenientes da obesidade.
A modulação inflamatória do ômega-3 também pode ser benéfica no tratamento de problemas nas articulações causados pela sobrecarga de peso ao longo do tempo. Essa modulação ajuda a reduzir e controlar a dor causada no animal. Além de tudo isso, há diversos outros possíveis benefícios do ômega-3 no organismo, principalmente no paciente obeso, no entanto ainda são necessários mais estudos para comprovar tais benefícios.
Outro suplemento é a carnitina (ou L-carnitina), que age diretamente na queima de gorduras dentro das células, e facilita o transporte de gorduras para dentro da mitocôndria, onde serão metabolizadas. Esse processo auxilia pets que estão em programa de emagrecimento, pois ajudam a reduzir gordura e preservar massa magra. Em gatos, a l-carnitina também pode ajudar a prevenir a lipidose hepática felina, uma condição que pode ser grave e afeta principalmente gatos obesos que apresentam emagrecimento muito mais rápido que o ideal.
A cada dia, surgem diversos novos suplementos ou nutracêuticos que possuem muito potencial para melhorar a saúde cães e gatos obesos e auxiliar no processo de emagrecimento. No entanto, muitos deles ainda não possuem comprovação científica de sua eficácia, e precisam de maior investigação. É importante reforçar que esses suplementos devem ser usados na dosagem correta e com acompanhamento profissional, para garantir seus benefícios. Além disso, nenhum suplemento consegue substituir um programa de perda de peso. Por isso, sempre consulte um médico-veterinário especializado em nutrição e nutrologia para avaliação e maiores informações.