Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios do colágeno para as articulações, a pele e a pelagem dos pets — e até para humanos. Mas será que suplementá-lo realmente traz resultados positivos?
O colágeno é uma proteína abundante no organismo dos animais, sendo um componente essencial da pele, ossos, articulações e diversos órgãos. Essa proteína é produzida naturalmente pelo organismo e, com o tempo, a produção diminui. Devido a essa menor produção, conforme a idade avança, as articulações podem se tornar mais frágeis, e por conta disso é comum que animais idosos desenvolvam osteoartrite.
A osteoartrite é uma doença degenerativa onde há inflamação das articulações, levando à dificuldade de locomoção e dor crônica. Além da idade, outros fatores como predisposição racial, obesidade, traumas e doenças imunes podem levar ao desenvolvimento dessa afecção.
Alguns estudos indicam que suplementação com colágeno tipo II não desnaturado pode ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço nas articulações de animais com osteoartrite. Esse efeito poderia levar à diminuição dos sinais clínicos da doença e contribuir para uma melhora na mobilidade e na qualidade de vida dos animais afetados. Esses estudos fortalecem a hipótese de que a combinação entre o uso de medicações, um manejo dietético adequado, o controle do peso e a suplementação pode ser uma abordagem eficaz no tratamento de animais com osteoartrite.

No entanto, quando ingerido por via oral, o colágeno passa pelo processo de digestão e é degradado em aminoácidos, que são então absorvidos pelo organismo. Isso significa que, na prática, o colágeno é processado da mesma forma que qualquer outra proteína. Dessa maneira, embora alguns estudos indiquem possíveis efeitos positivos, ainda não há evidências científicas sólidas que comprovem que a suplementação de colágeno traga benefícios diretos para a saúde dos animais.
Antes de introduzir suplementos na rotina do seu pet com o objetivo de manter sua boa forma física, é essencial adotar medidas preventivas para evitar o desenvolvimento de doenças como osteoartrite e obesidade. A melhor forma de garantir a saúde do seu animal é por meio de uma alimentação completa e balanceada, ajustada às suas necessidades nutricionais, associada a prática regular de exercícios físicos para manter um peso saudável e fortalecer as articulações, além de consultas veterinárias periódicas para monitoramento e ajustes na dieta e nos cuidados gerais. Além disso, a introdução de qualquer suplemento deve ser feita por indicação médico-veterinária.
Leitura complementar
STABILE, Marzia et al. Evaluation of clinical efficacy of undenatured type II collagen supplementation compared to cimicoxib and their association in dogs affected by natural occurring osteoarthritis. Research in Veterinary Science, v. 151, p. 27-35, 2022.
ZAPATA, Ana; FERNÁNDEZ-PARRA, Rocio. Management of Osteoarthritis and Joint Support Using Feed Supplements: A Scoping Review of Undenatured Type II Collagen and Boswellia serrata. Animals, v. 13, n. 5, p. 870, 2023.
CABEZAS, Miguel Ángel et al. Long-term supplementation with an undenatured type-II collagen (UC-II®) formulation in dogs with degenerative joint disease: Exploratory study. Open Veterinary Journal, v. 12, n. 1, p. 91–98-91–98, 2022.