Pancreatite nada mais é do que uma inflamação no pâncreas, e tem-se tornado uma doença cada vez mais comum na rotina clínica. Sua causa ainda não está completamente determinada, porém, há algumas evidências de que a alimentação pode estar relacionada a ela.
Dentro dessa ideia, as dietas com mais gordura frequentemente são apontadas como possíveis causas. É comum encontrar alimentos hipoalergênicos que apresentam mais gordura que alimentos com outras indicações.
Por esses motivos, existe um discurso que coloca a ração hipoalergênica como uma dieta que pode causar pancreatite, e essa ideia foi disseminada entre tutores e, até mesmo, médicos-veterinários.
Mas será que isso faz sentido?
Entre os anos 90 e início dos anos 2000, alguns estudos com cães observaram a possível relação de alimentos gordurosos com a doença. No entanto, atualmente, esses estudos têm sido questionados: outros pesquisadores apontaram possíveis problemas na forma como eles foram feitos e nas conclusões às quais chegaram. Mesmo nesses estudos, observou-se que a gordura afetava os pacientes predispostos (ou seja, que já possuíam risco aumentado de ter a doença) por outros fatores, como obesidade, toxinas, ou problemas hormonais.
É importante levar em conta que a pancreatite costuma aparecer em pacientes já afetados por outras causas. Dessa forma, a ideia de que o principal causador dessa doença seria um alimento mais gorduroso tem caído por terra.
E tem mais! Além de reavaliar o papel da gordura na pancreatite, também precisamos verificar se a ração hipoalergênica de fato é mais gordurosa!
Em qualquer embalagem de ração, consta o teor de gorduras no alimento, normalmente com o nome de “extrato etéreo”. Se compararmos a maioria das rações hipoalergênicas a rações “normais” (especialmente aquelas de qualidades “Premium” e “Super Premium”, que costumam ter mais gorduras que as “Econômicas”), não existe muita diferença entre os teores de gordura! Na verdade, se você parar para ler os rótulos, provavelmente vai encontrar rações hipoalergênicas com menos gorduras que rações “normais” (de manutenção).
A causa da pancreatite ainda é discutida, mas estudos mais recentes mostram que uma dieta rica em gorduras não deve ser levada em consideração de forma isolada.
Em resumo: existe um mito de que as rações hipoalergênicas poderiam causar pancreatite, devido ao seu teor de gordura. Porém, na prática, elas não possuem um “excesso” de gordura, e, mesmo se fossem realmente mais gordurosas, a própria ideia de que alimentos gordurosos são os grandes causadores de pancreatite tem sido questionada.
Então, se uma ração hipoalergênica foi recomendada ao seu animal, pode ficar tranquilo! Caso tenha dúvidas, consulte um médico-veterinário de confiança.
CRIDGE, H.; LIM, S. Y.; ALGUL, H.; STEINER, J. M. New insights into the etiology, risk factors, and pathogenesis of pancreatitis in dogs: Potential impacts on clinical practice. Journal of Veterinary Internal Medicine, v. 36, n. 3, p. 847-864, 2022.