Embora os cães e os gatos sejam animais de estimação socialmente semelhantes devido à sua capacidade de socializar, estas duas espécies apresentam diferenças importantes, principalmente na nutrição.
Mesmo que às vezes pareçam parentes, eles descendem de partes distintas do reino animal. Cães são canídeos considerados onívoros, apesar de muitas vezes erroneamente enquadrados como carnívoros por conta de sua classificação na ordem Carnivora. Gatos, por sua vez, são felídeos caracterizados como carnívoros estritos.
Os gatos possuem necessidades nutricionais que os cães não possuem, justamente por terem uma história diferente e serem enquadrados em outra espécie. Em linhas gerais, os gatos têm necessidades mais específicas e maiores de alguns nutrientes do que os cães.
Portanto, alimentos para gatos são formulados para atender requisitos específicos para a espécie. Este é o motivo pelo qual fornecer alimentos destinados à alimentação canina para seu gatinho é prejudicial. Isso não significa, porém, que seu felino terá problemas caso queira experimentar um pouquinho da ração do seu cão. Não existem efeitos tóxicos, mas sim deficiências nutricionais associadas ao fato dele comer um alimento incompleto para ele de forma frequente.
Se você notar que seu gatinho está se interessando pela comida do seu cão, tente limitar o espaço de alimentação de cada animal. Por curiosidade, o mesmo não acontece ao contrário! Uma vez que a dieta do gato possui tudo que o cão precisa além dos nutrientes a mais que gatos precisam, os cães podem comer a ração do gato que não faltará nada para ele e muitos gostam bastante!
Uma boa forma de delimitar quem come o que, é estabelecer horários para as refeições! Assim, a hora que você colocar a comida, cada um vai comer a sua e pronto! Não ficará nada disponível para um procurar no pote do outro!