Quando um cão ou gato encontra-se em sobrepeso ou obesidade, é necessário realizar um programa de perda de peso para que ele reverta esse quadro de forma saudável. Para isso, o alimento recomendado é o específico para animais obesos, pois ele permite que o médico-veterinário realize a restrição calórica sem restringir nutrientes essenciais para o animal. Mas você deve estar se perguntando: para que servem os alimentos lights? Podemos utilizá-los no programa de perda de peso do animal em sobrepeso ou obesidade?
Na alimentação humana, tendemos a associar produtos “light” com processos de perda de peso: em geral, são produtos com menos calorias e gorduras e/ou mais fibras ou proteínas. Entretanto, quando falamos de cães e gatos, os alimentos light não são feitos para programas de perda de peso!
Embora um alimento light possua, em geral, menos calorias que um alimento de manutenção “não-light”, essa redução não é suficiente para alcançar, de forma segura (ou seja, sem causar deficiência de nutrientes essenciais), o nível de restrição calórica necessário para um programa “normal” de perda de peso.

Na alimentação de cães e gatos, os alimentos light são mais efetivos para prevenir o ganho de peso em animais que possuem maior predisposição para isso, seja porque comem muito ou porque realizam pouca atividade física. Ainda, é muito comum a utilização do alimento light para prevenir o ganho de peso naqueles animais que já foram gordinhos um dia, mas que completaram o programa de perda de peso e encontram-se no peso ideal.
Mesmo que os alimentos light possuam, essencialmente, a mesma função dos alimentos de manutenção, que é fazer com que o animal mantenha o peso que ele já possui, há adaptações em sua composição, pois os alimentos “light” apresentam menores quantidades de energia (calorias) e de gorduras quando comparado aos alimentos de manutenção comuns, o que faz com que o animal possa comer uma quantidade maior enquanto ingere a mesma quantidade de calorias e assim, evita o ganho de peso.
Na dúvida, é sempre melhor perguntar a um médico-veterinário qual a melhor opção de alimento para o seu animalzinho. Ele será capaz de determinar se seu pet precisa realizar um programa de perda de peso com alimento coadjuvante para obesidade ou se poderia se beneficiar de um alimento light.