Quando pensamos na alimentação dos nossos pets, geralmente focamos em proteínas, gorduras e carboidratos — os famosos macronutrientes, os nutrientes que são necessários em maior quantidade na dieta de cães e gatos. Mas existe também um grupo essencial de nutrientes que atuam nos bastidores e que faz toda a diferença para a saúde desses animais: os micronutrientes.
Os micronutrientes são vitaminas e minerais que o organismo dos cães e gatos precisam em pequenas quantidades, mas que são fundamentais para que tudo funcione bem: desde o crescimento, até o funcionamento completo de todos os sistemas do organismo.
Eles recebem esse nome porque, diferente dos macronutrientes (como proteínas e gorduras), são necessários em micro doses — mas isso não quer dizer que sejam menos importantes!

Quem são eles na dieta de cães e gatos e quais suas principais funções?
● Vitamina A: imunidade, visão, pele e pelagem
● Vitamina D: metabolismo de cálcio e fósforo
● Vitamina E: imunidade e ação antioxidante
● Vitaminas do complexo B: ajudam no metabolismo energético e atuam no sistema neurológico
● Cálcio e Fósforo: desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes
● Zinco: saúde da pele e cicatrização
● Ferro: transporte de oxigênio no sangue
● Iodo: funcionamento da tireoide
● Selênio: defesa antioxidante
● Magnésio, Sódio, Potássio e Cloro: equilíbrio dos fluidos, contrações musculares e batimentos cardíacos
Ainda, a falta, e até o excesso desses nutrientes na dieta de cães e gatos, pode acarretar uma série de complicações, como alterações de pele e pelagem, alterações osteoarticulares (principalmente filhotes em crescimento), anemia, alterações motoras, comprometimento do sistema imunológico, entre outros.
Como garantir que o pet esteja recebendo os micronutrientes certos?
De forma geral, alimentos comerciais classificados como completos (informação contida no rótulo) atendem totalmente a necessidade dos nutrientes essenciais para os pets e não necessitam de suplementação! Em caso de dietas caseiras é extremamente importante a prescrição da dieta por um profissional da área que irá indicar a melhor forma de suplementação dos nutrientes.
Atenção: a suplementação sem prescrição médica pode levar a quadros de intoxicação. As vitaminas lipossolúveis como vitamina A, D e E possuem doses tóxicas, pois se acumulam no organismo do animal, podendo até levar o animal a óbito. Portanto, sempre siga as orientações de um médico-veterinário ou zootecnista para evitar riscos para saúde do seu pet.