Os pets podem realizar alguns comportamentos indesejados quando adultos e filhotes, e comer objetos podem ser um deles. É importante sempre entender a origem desse comportamento e como corrigi-lo!
Cães e gatos, quando filhotes, são exploradores, e tendem a ter comportamentos ativos de explorar objetos e locais diferentes. Isso faz parte do desenvolvimento, principalmente na primeira infância. Durante essa fase, é importante fornecer ao pet atividades seguras e diferentes estímulos para que sua necessidade de aprendizado e exploração seja atendida, além de direcionar o comportamento para que o pet possa lidar com diferentes desafios e ocasiões no futuro.
Quando adultos, os cães podem manter o comportamento “destrutivo”, principalmente em raças muito ativas, ou com funções específicas como caça. É importante entender, com a ajuda de um comportamentalista, qual a origem do comportamento inadequado: o cão pode estar entediado, por exemplo. Nesse caso, ele pode buscar fontes de distração em locais acessíveis a ele, o que nem sempre é desejável ao tutor. Nesses casos, coisas como enriquecimento ambiental, atividade física, adestramento e tempo de qualidade podem auxiliar nesses casos.

Quando a ingestão não tem como base apenas o comportamento, é importante entender qual objeto ele ingere, e se podemos ter alguma doença associada à ingestão inadequada. Cargas altas de parasitas, ou deficiências nutricionais de ferro, por exemplo, podem levar o paciente a procurar esse mineral em locais incomuns, como terra, parede, vasos. Doenças como diabetes e hipercortisolismo podem elevar de forma acentuada a fome (polifagia), e eventualmente fazer com que esses pets busquem ingerir objetos.
Gatos são, geralmente, menos abertos a explorar novos objetos, porém, eles costumam se interessar com brincadeiras e objetos que podem ser associados à presas, e que levem eles ao interesse de caça. É importante que ofereçamos brinquedos e objetos seguros para que eles tenham interação e possam brincar de forma segura. Se o comportamento inadequado se manter, é importante procurar ajuda especializada, pois gatos são muito responsivos à estresse e mudanças, e uma investigação sobre fontes causadoras de estresse deve ser feita de forma minuciosa, e corrigida para que o bem-estar do pet seja mantido.
Se seu pet desenvolve algum comportamento inadequado, procure ajuda especializada, e direcionamento correto para corrigir o problema, a ingestão de objetos estranhos podem causar problemas maiores, como retirada cirúrgicas do objeto no trato gastrointestinal, e lesões graves e até levar o paciente à óbito.