Você já deve ter ouvido falar de hipertireoidismo em humanos, certo? O que muitas pessoas não sabem é que o hipertireoidismo é um dos principais problemas hormonais que acomete os gatos também. Essa doença tem grande relevância no funcionamento do metabolismo desta espécie, e ocorre quando os hormônios da tireoide estão elevados.
A tireoide é uma glândula que produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam a função de órgãos importantes como coração, fígado e cérebro, além da regulação no crescimento, do peso corporal, comportamento e no estado geral em si. É importante não confundir o hipertireoidismo e o hipotireoidismo (já falamos sobre ele também), duas doenças diferentes que têm ações contrárias no organismo.
Resumidamente, esses hormônios atuam regulando a “velocidade” do metabolismo. Mas, como tudo em excesso faz mal, o excesso de T3 e T4 aumenta excessivamente o metabolismo, o que causa perda de peso e musculatura com grande facilidade. Além disso, os animais com hipertireoidismo podem apresentar alterações na pelagem, nos batimentos cardíacos e no trânsito gastrointestinal. O tratamento resume-se principalmente na administração de medicação oral para diminuição da produção dos hormônios, aliado ao correto manejo nutricional.
Ao pensar e falar em um alimento adequado para o hipertireoidismo, o que se preza atualmente é um alimento que auxilie no ganho de peso e de massa magra, então, indica-se o fornecimento de alimento de manutenção de boa qualidade, de linha premium e super premium. O objetivo da nutrição nesta doença é manter uma boa condição corporal e conceder nutrientes essenciais para suprir um metabolismo “acelerado”.
Vale ressaltar que, antigamente, a orientação era de oferecer alimentos com menores teores de iodo em sua composição, pois o iodo participa da composição dos hormônios em questão. No entanto, além de não termos esses alimentos no Brasil, não foram observadas muitas vantagens nele, além de apresentar baixa palatabilidade (ou seja, os animais muitas vezes não o aceitavam tão bem).
Assim, a alimentação de gatos com hipertireoidismo não depende de uma restrição significativa de iodo, mas sim de um alimento completo, balanceado e de alta qualidade. Nesse aspecto, um veterinário especializado em nutrição e nutrologia poderá te ajudar na escolha das melhores opções de alimentos.