Você já ouviu o termo “janela de aprendizagem felina”? Seu significado se refere ao período crítico de desenvolvimento dos gatos, que ocorre a partir de 2 semanas até 8 semanas de vida do animal.
Durante esse período, os gatos estão mais receptivos a novas experiências e estímulos, o que os torna mais propensos a aprender e se adaptar a novos ambientes e pessoas. É importante que os felinos recebam estímulos adequados durante a “janela de aprendizagem” para que possam se tornar animais sociáveis e adaptados.
O manejo nutricional dos gatos também é muito importante para sua saúde e bem-estar. A partir de 3 ou 4 semanas já é permitido oferecer alimentos semi-sólidos, ou seja, alimento seco (ração) batido com água ou papinha de desmame.
A quantidade do alimento deve ser calculada de acordo com a idade do animal, na semana de vida que ele se encontra. Na 6a semana de vida já pode ser oferecido o alimento seco sem água e, até a 7a ou 8a semana ocorre o desmame “comportamental”, em que pode ocorrer a separação do filhote da mãe.
Durante essa “janela de aprendizado” é importante ensiná-los a comer diferentes alimentos com texturas e sabores variados (rações secas, alimentos úmidos enlatados ou em sachês ou, até mesmo, pedaços de carne cozida – sempre alinhado com um médico-veterinário nutrólogo). Depois desse período, o gato, como mecanismo de proteção, tende a não aceitar alimentos diferentes aos quais ele já teve “experiência prévia”.
Portanto, cuidados adequados durante a “janela de aprendizagem” e o manejo nutricional são cruciais para garantir o desenvolvimento saudável do seu felino e a variedade de tipos de alimentos ingerida por ele.