A situação mais clássica na hora das refeições das famílias que têm pet é observar o cãozinho (e até mesmo gatinhos) “no pé”, chorando, pedindo e até tentando roubar alguma comida. Da mesma forma, também é muito comum os tutores perguntarem ao veterinário como fazer para que eles parem de fazer isso, pois é extremamente desagradável.
A solução para isso não acontecer é: não dê a sua comida quando você estiver comendo!
Esse tipo de comportamento geralmente é ensinado pelos próprios tutores, sem querer, ainda quando os pets acabam de chegar na casa. Como eles são muito inteligentes, se eles entenderem que quando o tutor começa a comer, ou se senta na mesa, ou até mesmo, só começa a preparar comida, significa que eles vão ganhar algo também, eles irão pedir sempre! Consequentemente, se você não der, eles não irão entender, uma vez que sempre receberam.
Em situações normais o pet pode ficar perto da mesa enquanto o “seu humano” está comendo, somente para ficar por perto ou receber carinho ou observar aquilo de interessante que está acontecendo na casa, e isso acaba sendo confundido com: “Ele está com muita vontade! Tadinho!”. Além de que, miar ou latir por comida não é sinônimo de fome.
Não estamos dizendo que ele não pode NUNCA comer algo que seres humanos comem (que são permitidos para cães e gatos), mas estamos dizendo que isso não deve acontecer quando você ou qualquer pessoa da casa estiver comendo e quando essa comida sair diretamente do seu prato! Imagine se você recebe visitas e elas não conseguem comer com calma pois o pet fica pedindo por comida? Difícil né? Eles são tão inteligentes que até se posicionam e pedem comida para o ser humano de “coração mais fraco”, ou seja, aquele que já ofereceu e provavelmente vai se sensibilizar mais facilmente!
Para que esse comportamento não apareça ou seja extinguido, a regra básica é: não dê! Hora de comer não é hora de dividir! Caso o seu pet esteja muito acostumado, você pode fornecer um pouco de comida que é destinada a ele mesmo, na hora que estiver comendo, mas de forma apropriada: no comedouro dele, sem que tenha saído do seu prato e fora da mesa (ele pode ficar por perto).
Lembre-se que o que você ensina, tanto o que é bom quanto o que não é, eles aprendem e rápido! Então ao invés de ensinar a pedir comida, ensine-o a ser um pet calmo e disciplinado! Cães e gatos gostam de rotina e isso significa disciplina, pois proporciona previsibilidade (capacidade de prever o que vai acontecer) e, consequentemente, bem-estar.
Portanto, seja consistente nas suas ações: se ele não vai receber comida da mesa, ele precisa entender que ele NUNCA vai receber comida da mesa, e não que as vezes sim, e as vezes não (quando ele chora bastante, por exemplo). Se ele come quando você come, então você deve SEMPRE colocar a comida dele e para ele, no lugar habitual dele, quando você for comer, assim seu pet vai saber que não precisa pedir para comer, pois ele SEMPRE vai receber naquela circunstância e então ficará calmo.
Se ele gosta muito de frango, quando você comer, por exemplo, você pode ensiná-lo que ele receberá, junto com a comida dele ou uma pequena quantidade sozinha, um pouco de frango (preparado para ele, sem temperos) quando você for comer ou após a sua refeição (apenas atente-se para não extrapolar as calorias diárias, lembrando sempre que deve ser feito um acompanhamento nutricional com seu médico-veterinário)!
Vamos tentar?