Ainda que muitos tutores achem bonito e fofinho seus gatos estarem acima do peso, é importante lembrar que isso pode significar sérios problemas de saúde para o animal. A obesidade é uma desordem nutricional muito comum nos gatos e os diagnósticos da doença vêm aumentando com o passar dos anos. Ela é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, uma consequência do desequilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético.
Comorbidades como diabetes mellitus, colesterol alto e excesso de gordura no fígado são algumas das possíveis consequências do excesso de peso. Além disso, o gato fica menos ativo e mais sedentário, pode ter problemas de locomoção, apresentar dificuldade respiratória e outras disfunções metabólicas.
Na maioria dos casos, a obesidade pode ser prevenida por meio do controle das calorias ingeridas diariamente e da prática de exercícios. Mas, para que isso aconteça, é necessário que o tutor reconheça que seu animal está acima do peso e busque o tratamento mais adequado.
A partir do diagnóstico de obesidade, o médico-veterinário fará um programa de emagrecimento recomendando o melhor alimento e estratégias para o felino alcançar o seu peso ideal. Esse cuidado certamente será decisivo para melhorar a qualidade de vida do seu gato!