Gatos são naturalmente caçadores, e mesmo em ambientes domésticos, é essencial estimular esses instintos por meio de atividades físicas regulares, para dessa forma manter a saúde física e mental dos gatinhos. Além de prevenir doenças como obesidade, diabetes e lipidose hepática (acúmulo de gordura no fígado), o exercício físico regular contribui para o fortalecimento das articulações, ajuda a evitar o tédio e comportamentos destrutivos.
Benefícios
A prática regular de atividades físicas controla o ganho de peso e evita a obesidade, que é um problema crescente entre animais domésticos. Gatos acima do peso são mais suscetíveis a doenças metabólicas e ortopédicas, além de apresentarem redução na qualidade de vida. Com a obesidade, ocorre um ciclo vicioso: o gato se movimenta menos, gasta menos energia, e o ganho de peso se torna mais difícil de controlar. Os exercícios podem ajudar no processo de perda de peso, embora isso precise ser realizado em conjunto com uma alimentação específica!
Além disso, o exercício é um grande estimulante mental para os gatos. Quando ficam entediados, eles podem apresentar comportamentos que podem incomodar seus tutores, como arranhar móveis, miar excessivamente ou, até mesmo, se tornarem agressivos. Atividades regulares ajudam a reduzir esses problemas comportamentais, proporcionando bem-estar para esses felinos.
Introdução dos exercícios físicos
Gatos, em geral, não se engajam em brincadeiras por longos períodos. Eles se interessam apenas nos primeiros minutos e tendem a perder o interesse rapidamente. Por isso, os tutores podem criar sessões de brincadeiras ao longo do dia, sendo fundamental adequar os exercícios ao temperamento do gato — procure brinquedos e atividades que ele goste e realize esses exercícios em momentos em que ele está disposto.
Como manter o seu gato ativo:
- Refeição interativa: em vez de oferecer a comida em um pote, espalhe pequenas porções pela casa para que o gato precise “caçar” o alimento. Brinquedos que dispensam ração também são ótimas opções, pois desafiam o animal.
- Brinquedos: experimente diferentes tipos de brinquedos interativos para descobrir o que mais atrai o seu gato. Pelúcias, varinhas com penas e bolas são boas opções. Movimentar esses brinquedos para que os animais brinquem também é uma boa estratégia, pois estimula comportamentos naturais de caça.
- Enriquecimento ambiental: gatos, especialmente os mais ativos, gostam muito de ambientes enriquecidos. Prateleiras, caixas e túneis espalhados pela casa permitem que explorem e se movimentem. Além disso, esconderijos em lugares altos oferecem uma sensação de segurança.
- Passeios com coleira: treinar o seu gato para usar peitoral e coleira pode ser uma boa maneira de introduzi-lo a passeios ao ar livre de forma segura. Isso proporciona não só exercício físico, mas estimula o animal mentalmente ao explorar novos ambientes. Comece devagar e respeite o tempo de adaptação..
Em relação aos passeios, vale lembrar que devem ser sempre acompanhados — deixar o gato dar “voltinhas” sem supervisão o submete a muitos perigos, e não é recomendado!
Mantê-lo ativo é uma parte essencial dos cuidados diários e ajuda a garantir uma vida mais longa e saudável. Na dúvida, consulte um médico-veterinário especializado em felinos!
Leitura complementar
INTERNATIONAL CAT CARE. Making your home cat-friendly. Disponível em: https://icatcare.org/advice/making-your-home-cat-friendly/. Acesso em: 14 out. 2024.
CATSTER. How much exercise do cats need? Disponível em: https://www.catster.com/cat-health-care/how-much-exercise-do-cats-need/. Acesso em: 14 out. 2024.