Com a aproximação do fim de ano, é possível que você já tenha planos para aproveitá-lo: festas em família, viagens, passeios, tudo isso e mais um pouco. Nesse momento, é importante se atentar a algumas coisas para garantir a segurança e a saúde do seu pet!
Durante esse período de festas, é comum que haja muitos alimentos diferentes na casa, como doces, frutas e carnes. Além disso, é possível que o seu pet tenha contato com pessoas diversas, sejam parentes, amigos ou convidados. Essas pessoas podem não estar acostumadas com a dieta do seu animal, e talvez não possuam as mesmas informações que você, que lê o nosso blog!
Por esses motivos, nessa época, é muito frequente que pets acabem ingerindo alimentos não recomendados. Além da possibilidade de alcançarem uma mesa de comidas sem supervisão, alguns parentes, por inocência, podem oferecer um alimento diferente como petisco. Dentre os principais alimentos que podem acabar “por acidente” na barriga do seu pet, os doces podem ser grandes vilões!
Abaixo, listamos algumas razões pelas quais essa ingestão não é recomendada:
- Alguns pets podem passar mal por ingerir um alimento com o qual não estão habituados, e esse risco pode aumentar quando ele vem em excesso, ou quando é dado em vários momentos seguidos (por exemplo, se o animal conseguir acessar uma mesa cheia de bolos).
- A maioria dos doces contém muitas calorias, na forma de açúcares e gorduras, o que pode causar um ganho de peso no seu amigo. Aqui no blog, já explicamos sobre os problemas associados à obesidade, então, fique atento!
- Talvez você esteja pensando “tudo bem, é só dar doces sem açúcar!” Porém, é aqui que mora o perigo. Muitos doces industrializados sem açúcar contêm xilitol, um adoçante que é tóxico para cães!
- Além disso, doces que contêm chocolate, como brigadeiros e bombons, não podem ser dados em hipótese alguma, pois o chocolate é tóxico tanto para cães quanto para gatos. Ele pode causar problemas hepáticos e até levar à morte, dependendo da quantidade ingerida e da sensibilidade do animal.
Então, você já deve ter entendido que deixar seu pet comer doces durante as festas (ou a qualquer momento) é uma péssima ideia, certo? Trouxemos algumas dicas para evitar esse problema:
o Deixe todos os alimentos para humanos em locais que não possam ser alcançados pelos animais, e não deixe esses animais sem supervisão.
o Converse com seus visitantes e convidados. Explique por que os doces não devem ser oferecidos, “nem um pouquinho!”
o Se achar necessário, deixe separados alguns petiscos “liberados” para seu pet, como vegetais (desde que não sejam tóxicos ― em caso de dúvida, temos um texto só sobre isso!) e petiscos comerciais.
Esta época do ano é muito proveitosa para relaxar e se reunir com nossos amigos e parentes (incluindo os membros de quatro patas dessas famílias). Assim, você pode seguir esses passos simples para garantir que todos aproveitem com segurança!