Nós, humanos, nos preocupamos cada vez mais com a dieta que consumimos, e há uma crescente busca por alimentos considerados “mais naturais”, orgânicos, integrais, sem corantes artificiais, etc. Isso não é diferente quando se trata dos nossos pets: afinal, se queremos o melhor para nós, exigimos o melhor para os nossos companheiros de quatro patas também!
Entre as novas tendências do mercado pet, estão os alimentos grain free, ou seja, livres de grãos como milho, arroz, soja e trigo. Muitas vezes, esses alimentos são buscados por tutores que acreditam que os grãos podem ser prejudiciais para seus animais de estimação, e associam seu consumo a alergias alimentares (aliás, falamos um pouquinho sobre o milho e a soja em outro texto aqui do Blog), porém, neste texto, vamos abordar os principais pontos das dietas livres de grãos, sob um ponto de vista científico.
Uma das justificativas para oferecer dietas grain free é a ideia de que, na natureza, os grãos não eram parte da dieta dos ancestrais dos cães e gatos, e, portanto, seria mais saudável. Entretanto, é importante lembrar que uma dieta não se torna automaticamente mais saudável ou segura só porque é mais parecida com a dos ancestrais.
Além disso, existem alguns relatos científicos que relacionam as dietas grain free com o desenvolvimento de problemas no coração em cães, o que pode estar associado à deficiência de taurina. Existe a hipótese de que essas dietas contenham menores quantidades dos nutrientes usados pelo corpo para produzir taurina, ou que outras substâncias atrapalhem a absorção dos nutrientes no intestino.
É importante lembrar que ainda não existe um consenso sobre essa intrigante relação entre dietas grain free, taurina e problemas no coração dos nossos pets. Porém, como somos uma fonte de informações confiáveis escritas por pessoas especializadas em nutrição de cães e gatos, não poderíamos deixar de contar essa parte para vocês, tutores.
O recado final é sempre o mesmo e, nesse caso, bem importante: se quiser optar por novas dietas, consulte seu nutrólogo veterinário de confiança. Ele com certeza poderá te orientar melhor sobre cada uma das dietas disponíveis no mercado.