Todo pai ou mãe de pet já se viu em um dilema ao escolher a ração de seu cãozinho ou gatinho ― afinal, são dezenas de marcas, sabores e especificações disponíveis no mercado. Por isso, nesse post, vamos destrinchar cada ponto que devemos levar em consideração para definir se uma ração é adequada ou não para os nossos animais.
Classificação das rações
As rações podem ser classificadas como Econômica/Standard, Premium, Premium Especial/High Premium e Super Premium. Não há uma regulamentação para essa classificação, mas através dela é possível ter dicas sobre a qualidade do alimento. É o próprio fabricante que lança no mercado a classificação da sua ração.
· Econômica/Standard: São rações com valores mais acessíveis, em que há uso de ingredientes mais baratos. Em geral, elas podem ter até alta taxa de proteínas, mas são proteínas de baixa qualidade. Elas também costumam ter alto índice de matéria mineral e baixo índice de gordura. Além disso, a digestibilidade do alimento é menor, ou seja, a quantidade de alimento que o animal realmente consegue digerir. O que ele não consegue aproveitar sai nas fezes, portanto, um alimento com baixa digestibilidade, causa aumento no volume e quantidade de fezes.
· Premium: Os teores nutricionais são mais altos quando comparados às rações econômicas e, em geral, apresentam um bom custo-benefício e uma boa digestibilidade. A partir dessa categoria, os alimentos apresentam maior inclusão de gorduras (exceto os alimentos “light”, ou destinados à animais castrados) e proteína animal.
· Premium Especial/High Premium: São alimentos de alta qualidade e digestibilidade, com valores que costumam ser um pouco mais altos que os alimentos “Premium”, mas mais baixos que os “Super Premium”. Eles podem ter inclusão de aditivos que melhoram a saúde e a quantidade das fezes (além de incluírem aditivos redutores de odor) ou nutracêuticos, por exemplo.
· Super Premium: Alimentos de altíssima qualidade, em que há uso de ingredientes nobres (até mesmo que se assemelham ou são iguais aos da alimentação humana). Apresentam alta digestibilidade e tem a adição de ingredientes e aditivos que vão “além do básico” como, por exemplo, alimentos antinflamatórios e prebióticos. É a melhor categoria de alimentos disponível no mercado.
Em resumo…
Os alimentos para cães e gatos possuem diferentes categorias, definidas pelo mercado, que nos ajudam a ter dicas sobre sua qualidade e procedência. Em geral, quanto melhor a categoria da ração, maior será a qualidade dos ingredientes utilizados, e a inclusão de gorduras e proteínas animais. Além disso, rações de maior qualidade podem ter aditivos que trazem benefícios para nossos pets.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 30/2009 de 05 de agosto de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2009.
CASE, L.P.; CAREY, D.P.; HIRAKAWA, D.A. Nutrição canina e felina – Manual para profissionais. Madri: Harcourt Brace de España, 1998. 424p.