Você sabia que além dos alimentos, algumas bebidas comumente consumidas pelos humanos também podem ser tóxicas para os nossos animais?
No texto de hoje vamos falar um pouco sobre o café e o chá.
Por que são tóxicos para cães e gatos, mas não para humanos?
O café e o chá são bebidas obtidas a partir das metilxantinas, uma substância presente em plantas, que também é utilizada para a produção de outros alimentos como o chocolate, ou bebidas à base de cola e guaraná. Essa substância é caracterizada por gerar estimulação no sistema nervoso de cães e gatos e algumas alterações cardíacas, assim possuem efeitos mais prolongados no organismo dos pequenos animais, e por isso, podem levar a quadros de intoxicação.
Quais alterações devo observar, caso suspeite que meu pet ingeriu alguma dessas bebidas?
As alterações clínicas de intoxicação em cães e gatos geralmente se manifestam entre 6 e 12 horas após a ingestão de café ou chá, e podem variar de leves a graves, podendo levar até a morte do animal. Entre os mais comuns estão: vômito, diarreia, fraqueza muscular, tremores, agitação e até convulsões, as quais ocorrem devido a essa maior estimulação do sistema nervoso. A gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, quantidade ingerida e tempo do incidente até o início do tratamento.
Diagnóstico
O diagnóstico de intoxicação por cafeína e outras metilxantinas é realizado com base no histórico de exposição e presença de alterações clínicas características.
Tratamento
O tratamento da intoxicação por cafeína visa estabilizar as alterações citadas anteriormente e promover a eliminação da substância do organismo, por isso, é fundamental o acompanhamento por um médico-veterinário, que definirá o melhor tratamento para o pet.
Prevenção
Para evitar intoxicações, mantenha café, chá e outros produtos contendo cafeína fora do alcance dos animais de estimação. Além disso, esteja atento e evite o descarte essas bebidas em locais que possam acessar.
Conclusão
Embora o café e o chá sejam consumidos por muitos seres humanos sem problemas, para cães e gatos, esses produtos podem representar um risco significativo à saúde. Ao entender os perigos e as alterações decorrentes da intoxicação, você pode proteger melhor seus animais e agir rapidamente, caso ingeriram essas bebidas acidentalmente.
Referências
GIANNICO, Amália Turner et al. Alimentos tóxicos para cães e gatos. In: Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215. 2014. p. 69-86.
WALLER, S. B.; CLEFF, M. B.; MELLO, J. R. B. Intoxicações em cães e gatos por alimentos humanos: o que não fornecer aos animais? Veterinária em Foco, v.11, n.1, jul./dez. 2013.
WALLER, Stefanie Bressan; CLEFF, Marlete Brum; MELLO, João Roberto Braga de. Intoxicações em cães e gatos por alimentos humanos: o que não fornecer aos animais? Veterinária em Foco, v. 11, n. 1, p. 63-74, jul./dez. 2013.