Como o próprio nome já diz, a ração seca tem pouca quantidade de água (em torno de 10%). O restante da massa é o que chamamos de “matéria seca” ― ou seja, todos os outros componentes, tirando a água.
Essa baixa umidade ajuda a conservar a ração por mais tempo, pois evita o crescimento de bactérias e fungos que podem causar doenças ou estragar a comida. Também aumenta a concentração de nutrientes em relação ao peso, o que faz o alimento render mais. O grão da ração (ou “kibble”) é firme e crocante e, costuma ser bastante apreciado pelos nossos amigos peludos.
No entanto, há alguns animais que não podem ― ou não aceitam ― ingerir a ração seca, devido a alguma dificuldade, preferência alimentar, ou, até mesmo, por tentativa nossa de faze-los ingerir mais água. Nesses casos, é comum que os tutores se perguntem se podem adicionar água para facilitar.
A resposta curta é: pode. Entretanto, é necessário prestar atenção a alguns detalhes:
- Após ser umedecida, a ração tem um prazo de validade muito mais curto. O ideal é conservar em geladeira, aquecendo em banho-maria só o que será oferecido naquele momento e, guardar por até 24 horas;
- Boa parte do peso de uma ração umedecida é composta por água. Então, para ingerir a mesma quantidade da ração seca, o animal precisa comer mais. Para não ter erro, pese a quantidade total (prescrita por veterinário ou de acordo com a embalagem) ANTES de umedecer;
- Nem todos os animais gostam da ração umedecida. Nesse caso, evite forçar a alimentação e procure um médico-veterinário que te trará as demais alternativas;
- A ração amolece mais facilmente em água morna, mas não fervida. Não ferva! Pois isso pode degradar os nutrientes do alimento.
Entre os animais que podem se beneficiar com o uso de ração seca adicionada de água, estão aqueles com dificuldades para engolir ou mastigar, devido a alterações nos dentes ou na boca; filhotes que ainda não estão acostumados ao alimento seco e, animais com sondas para suporte nutricional (colocadas por um médico-veterinário), desde que o profissional responsável tenha receitado a ração umedecida e batida em liquidificador para ser administrada pela sonda.
Porém, lembre-se: se seu animal apresentar dificuldades para comer, ou se apresentar mudanças em seu apetite, procure um médico-veterinário o quanto antes. Esse texto visa apenas explicar sobre o tema e, não substitui uma consulta.
Leitura complementar
FREEMAN, Lisa; BECVAROVA, Iveta; CAVE, Nick; MACKAY, Clayton; NGUYEN, Patrick; RAMA, Betina; TAKASHIMA, Gregg; TIFFIN, Ross; VAN BEUKELEN, Peter; YATHIRAJ, S. WSAVA Nutritional Assessment Guidelines. Journal Of Feline Medicine And Surgery, v. 13, n. 7, p. 516-525, jul. 2011.