Você provavelmente já ouviu falar sobre suplementar ferro para animais (ou até pessoas) com anemia, mas, afinal, qual a correlação entre eles? Toda anemia é causada por uma deficiência de ferro? É necessário suplementar ferro em todo caso de anemia?
Antes de tudo, precisamos contextualizar: o ferro é um elemento extremamente importante para a saúde do animal, pois é um dos constituintes da hemoglobina, pigmento que transporta oxigênio para o corpo. Estima-se que cerca de 65% do ferro corpóreo encontra-se ligado à hemoglobina, o que ressalta sua importância.
O ferro é um mineral absorvido principalmente nas regiões do duodeno e jejuno do intestino delgado do animal e, na nutrição de cães e gatos, é considerado um micromineral, isto é, um mineral necessário em pequenas quantidades na dieta do animal. Dentre as possíveis fontes de ferro, podemos citar a carne, o peixe e a gema de ovo, por exemplo. Vale ressaltar que, os alimentos considerados completos e balanceados já possuem a quantidade necessária de ferro para o cão ou gato – dessa forma, em um animal saudável que esteja consumindo a ração adequada na quantidade recomendada, não há necessidade de suplementação adicional de ferro na dieta.

Nesse contexto, ao falarmos sobre anemia, o termo refere-se a uma diminuição nos valores de número total de glóbulos vermelhos (hemácias), do hematócrito e/ou da concentração de hemoglobina no animal. É importante destacar que a anemia não é considerada um diagnóstico, e sim uma manifestação clínica, e está ligada à sintomas como mucosas pálidas, aumento da frequência respiratória e apatia.
De modo geral, diversos fatores podem causar a ocorrência de anemia, como doenças, como por exemplo a doença renal crônica, além de neoplasias e até mesmo a perda de sangue pela presença de ectoparasitas, como as pulgas e os carrapatos.
É possível que a anemia seja causada por deficiência de ferro, e pode ocorrer, por exemplo, em situações nas quais há aumento da demanda de ferro pelo organismo, dieta inadequada, sangramento crônico, dentre outras possíveis causas. Entretanto, vale mencionar que a anemia não necessariamente está ligada a uma deficiência de ferro no organismo, podendo ter outra causa, como foi citado anteriormente. Em um animal que consome dieta balanceada e não possui outros fatores de risco (como sangramento ativo), é raro encontrar anemias por deficiência de ferro. Desse modo, é importante que outras causas para a anemia também sejam investigadas em um cão ou gato anêmico.
Caso você suspeite que o seu cão ou gato esteja com anemia, é importante que o animal seja levado ao médico-veterinário para a investigação da causa e a correta orientação médica, de acordo com o histórico e as particularidades do seu pet.
Referências
JERICÓ, Márcia M.; NETO, João Pedro de A.; KOGIKA, Márcia M. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2023.
CASE, Linda P. et al. Canine and feline nutrition: a resource for companion animal professionals. Elsevier Health Sciences, 2010.
REECE, William O. Dukes | Fisiologia dos Animais Domésticos, 13ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2017.