Você provavelmente já conhece um pouco sobre probióticos e prebióticos, especialmente se acompanha o Blog de Nutrologia! Ambos estão presentes em alimentos comerciais para cães e gatos e são frequentemente prescritos por médicos-veterinários sob a forma de suplementos.
Mas você já ouviu falar em pós-bióticos? Essa categoria de compostos ainda não é tão conhecida, mas pode ser uma aliada na promoção da saúde ebem-estar dos nossos pets.
Enquanto os probióticos contam com microrganismos vivos capazes de propiciar algum benefício ao hospedeiro, a Associação Científica Internacional de Probióticos e Prebióticos (ISAPP) define os pós-bióticos como formulações que contém esses microrganismos, sejam bactérias ou fungos, mas na sua forma inanimada, após passar por um processo de inativação controlada.
Os “produtos” dessas bactérias ou fungos — como ácidos graxos de cadeia curta, enzimas, peptídeos e outras moléculas — podem ou não estar presentes nessas formulações.
Mas como funcionam os pós-bióticos?
Quando seu cão ou gato consome alimentos com pós-bióticos, essas substâncias atuam diretamente no intestino, ajudando a:
– Fortalecer a barreira intestinal: Isso reduz o risco de infecções e alergias alimentares.
– Aumentar a absorção de nutrientes: O intestino funciona de forma mais eficiente, absorvendo melhor os nutrientes da dieta.
– Melhorar a imunidade: Um intestino saudável é fundamental para um sistema imunológico forte.

Por isso, os pós-bióticos podem ser úteis para animais com problemas digestivos, alergias alimentares, em recuperação pós-cirúrgica ou em uso de antibióticos, que afetam o equilíbrio da microbiota intestinal.
Então, como incluir essas substâncias na alimentação dos cães ou gatos?
Atualmente, já existem alimentos, como rações, petiscos e suplementos enriquecidos com pós-bióticos disponíveis no mercado. Caso o médico-veterinário julgue necessário, pode prescrever fórmulas específicas para doenças gastrointestinais ou mesmo hipersensibilidade alimentar, por exemplo.
É importante sempre consultar o médico-veterinário antes de introduzir qualquer componente na dieta do seu animal. O profissional poderá indicar a melhor forma de uso e o produto mais adequado para o seu pet.
Leitura complementar
SALMINEN, Seppo et al. The International Scientific Association of Probiotics and Prebiotics (ISAPP) consensus statement on the definition and scope of postbiotics. Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology, v. 18, n. 9, p. 649–667, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41575-021-00440-6.