Caso você tenha o hábito de ler os ingredientes dos alimentos do seu pet, talvez já tenha encontrado na lista o hexametafosfato de sódio. Mas você sabe para que ele serve? Na formulação de rações, ele é um ingrediente funcional com um objetivo muito interessante: melhorar a saúde dentária.
Os cálculos dentários, também conhecidos como tártaro, são formados principalmente pela precipitação de sais de cálcio e fosfato na superfície dos dentes, criando uma “placa” dura que se acumula ao longo do tempo. Uma vez formado, o tártaro não pode ser removido por uma simples escovação, e precisa ser retirado com o auxílio de equipamentos específicos para limpeza. O hexametafosfato de sódio interfere no pH (“acidez”) da boca e “sequestra” íons de cálcio, ou seja, impede que esse cálcio se deposite nos dentes de nossos pets, o que previne a formação do tártaro.
Além disso, a presença dos íons de cálcio na saliva de cães e gatos favorece a formação de placas bacterianas e facilita o surgimento das cáries. Por isso, o hexametafosfato de sódio também previne as cáries devido à sua ação de “sequestro” dos íons de cálcio.
A saúde oral depende de um equilíbrio no valor de pH da saliva. Valores de pH mais baixo, isto é, uma saliva mais ácida pode favorecer a desmineralização dos dentes, enfraquecendo-os. Em contrapartida, valores elevados no pH dessa saliva, favorecem o crescimento bacteriano. Devido a ação regulatória de pH, o hexametafosfato auxilia no equilíbrio do pH contribuindo para uma melhora na saúde dos dentes e gengivas dos cães e gatos.
O hexametafosfato de sódio é um composto solúvel em água e considerado seguro para uso dentro dos limites estabelecidos pelas autoridades regulatórias. Desta forma, sua presença nas rações, petiscos, cremes dentais e enxaguantes bucais podem auxiliar na melhoria da saúde bucal dos cães e gatos, especialmente quando aliado à escovação frequente dos dentes!