Os cuidados com a nutrição dos cães devem começar enquanto eles ainda são filhotes, garantindo mais saúde e qualidade de vida a longo prazo. O manejo correto no período de crescimento é uma peça-chave para um bom desenvolvimento, que vai do nascimento até em torno de 1 ano ou 1 ano e meio de idade, a depender do porte do animal. Durante seu desenvolvimento, o cão filhote passa por algumas fases, cada uma com suas particularidades.
A fase neonatal (quatro primeiras semanas de vida) é um período crítico na vida do animal, e, por isso, é importante que, além de não emagrecer, o cãozinho ganhe peso todos os dias! Para garantir que todos os filhotes da ninhada estejam se desenvolvendo corretamente, o ideal é que os animais tenham seu peso e condição corporal monitorados por um médico-veterinário de forma periódica. Além disso, é importante que os filhotes sejam acompanhados durante as mamadas, já que é comum que os irmãos disputem pelo alimento e alguns se alimentem menos que os outros, gerando um atraso no crescimento. No caso de filhotes órfãos, esse acompanhamento do desenvolvimento se torna ainda mais importante, pois eles estão mais sujeitos a problemas de crescimento e desnutrição.
O desmame é a fase de transição entre o leite materno e uma dieta sólida, sendo necessário uma adaptação gradual do animal a esse novo alimento ― para isso, é possível usar um alimento pastoso próprio para essa fase, ou mesmo adicionar água à ração seca. Após o desmame, os cães devem ser alimentados com uma dieta balanceada para filhotes e nas quantidades adequadas. Nessa fase há uma alta demanda de energia, por isso, não atender às necessidades nutricionais do pet leva a baixas taxas de crescimento. Além disso, dietas desbalanceadas podem afetar o desenvolvimento neurológico e cognitivo do animal, que dependem de nutrientes como os lipídios (gorduras).
Além disso, oferecer mais alimento que o necessário nessa idade pode predispor o animal à chamada obesidade hiperplásica, ou seja, a obesidade pediátrica, em que há aumento no número de células de gordura no corpo do animal, tornando-o mais suscetível à obesidade durante a vida e dificultando a perda de peso futura. Por isso, além de garantir que o seu filhote esteja crescendo o suficiente, o veterinário também irá garantir que ele mantenha um escore de condição corporal saudável. Como você viu aqui, é muito importante que o desenvolvimento do seu filhote seja monitorado, para garantir ninhadas que se tornarão adultos saudáveis. Para isso, é muito importante realizar o acompanhamento veterinário durante essa fase!