Quando nossos pets ficam doentes, assim como nós, humanos, é comum que o apetite deles diminua. Eles podem parar totalmente de comer, ou diminuir a quantidade que comem por dia. Nesses casos, é normal que os tutores fiquem preocupados e, na melhor das intenções, tentem “forçar” o animal a comer, utilizando seringas, talheres ou as próprias mãos para colocar comida na boca do pet.
No entanto, isso não é recomendado, e pode trazer riscos à saúde do seu pet!
Quando um animal doente para de comer, o motivo costuma ser o desconforto. Ele pode estar com dor, náusea, ou simplesmente se sentindo muito mal. Tudo isso já atrapalha o apetite dele. Se, durante esse período difícil, você abre sua boca à força e o obriga a comer, ele se sente ainda pior.
Além de aumentar o desconforto, essa alimentação forçada pode fazer com que o animal associe o sabor e cheiro do alimento a uma situação ruim, gerando o que chamamos de aversão alimentar, que é quando um animal “pega nojo” de um determinado alimento, e passa a recusá-lo. Em alguns casos, se o animal já desenvolveu essa aversão, ele não volta a comer aquele alimento mesmo quando fica saudável.
E não é só isso! Quando um alimento é forçado pela boca de um animal, ele pode não ser engolido, mas sim aspirado. Ou seja, essa comida que deveria ir para o estômago acaba indo parar nos pulmões do seu pet. Como você pode imaginar, isso não é nada bom para a saúde, e pode até causar pneumonia!
Por esses motivos, você já entendeu que não é bom forçar o animal a comer, certo? Mas o que fazer, então?
Se seu animal está doente e sem apetite, você pode tentar oferecer outros alimentos: sachês, patês, biscoitos, ou até mesmo uma proteína como frango cozido e sem tempero, porém, isso serve apenas para ver se chama a atenção do pet e faz com que ele volte a comer bem, caso contrário, o veterinário pode indicar outras alternativas ou até mesmo uma sonda de alimentação.
Lembre-se sempre: consultar um médico-veterinário é sempre a melhor alternativa, pois, além de buscar melhorar o apetite do seu pet, ele tratará a doença que está causando tudo isso!
CHAN, Daniel L.. Nutritional Support of the Critically Ill Small Animal Patient. Veterinary Clinics Of North America: Small Animal Practice, v. 50, n. 6, p. 1411-1422, nov. 2020.
TAYLOR, Samantha; CHAN, Daniel L; VILLAVERDE, Cecilia; RYAN, Linda; PERON, Franck; QUIMBY, Jessica; O’BRIEN, Carolyn; CHALHOUB, Serge. 2022 ISFM Consensus Guidelines on Management of the Inappetent Hospitalised Cat. Journal Of Feline Medicine And Surgery, v. 24, n. 7, p. 614-640, jul. 2022.